sábado, 17 de abril de 2010

Cibercultura - Análise de três exemplos significativos

Ciberespaço: comunicação em comunidade alargada.
A constante apropriação da Internet por utilizadores à margem de seu processo oficial de construção não será casual. Se, do ponto de vista material, a Internet assemelha-se a um eficaz e igualitário meio de transporte da informação, igualando todos os nós da rede, independente da capacidade do equipamento (Barabási, 2002), essa infra-estrutura nada é ainda senão por força dos serviços de comunicação que venham a entrar sua superfície (Burnett, 2000). Tanto os serviços de e-mail, como os grupos de discussão (newsgroups), as salas de IRC e os jogos partilhados (mud) (Rheingold, 1993), enfim, a rede world wide web (Gilles e Cailliau, 2000; Berners-Lee e Cailliau, 1990) permitiram aumentar o comando, controle, comunicação, computação e informação do espaço designado de ciberespaço (Whine, 1999).
A Rede foi assim criada para ser um sistema de comunicação voltada para o utilizador final (Saltzer et al., 1984), do mesmo modo que o computador também o foi como meio de comunicação (Engelbart, 1963).
Antes deste “impacto tecnológico”, ler textos ou mensagens escritos vários séculos antes, ou a distâncias enormes, gerava problemas de interpretação ou recepção.
Segundo PIERRE LEVY, no seu conceito de cibercultura, (pág. 15) “para vencer essas dificuldades, algumas mensagens foram então concebidas para preservar o mesmo sentido, qualquer que seja o contexto (o lugar, a época) de recepção das mensagens: são as mensagens universais…A nova universalidade não depende mais da auto-suficiência dos textos, de uma fixação e de uma independência das significações…

Destaco três exemplos significativos acima referidos:

E-mail: é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários. (wikipedia)
Para além das inúmeras vantagens para as "massas", a custo zero em muitos casos, o correio electrónico deixa de ser apenas um meio de troca de mensagens entre pessoas para se tornar um grande factor na produtividade das empresas. A maioria das aplicações permite o envio de correspondência para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.

Newsgroups: grupos de notícias ou grupos de discussão. Os Newsgroups permitem, aos utilizadores de todo o mundo, trocar ideias entre si através de mensagens que todos podem ler. Imagine, por exemplo, um placard na cafetaria de uma escola que está visível a todos. Se colocar uma mensagem todos os alunos a podem ler. Qualquer um pode, da mesma forma, colocar uma mensagem em resposta à sua. É como se existisse um placard para cada assunto diferente. Os newsgroups funcionam de uma forma muito semelhante.


O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço que permite conversar com outros utilizadores em tempo real, em modo de texto. Ao utilizar um programa para este tipo de serviços (por exemplo o mirc) pode escolher um de muitos servidores de conversa disponíveis, um "nick" (pseudónimo) que pode ser o seu nome verdadeiro ou um nome inventado, e de seguida escolher um dos muitos canais (também chamados de salas) para conversar com os utilizadores que aí estiverem presentes. Tudo aquilo que escrever numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores da sala, e tudo aquilo que os outros utilizadores escreverem pode ser lido por si. É ainda possível conversar em privado com um só utilizador.